As fotos deste livro foram encontrados em meados de 2000, durante uma reforma no Centro de Documentação e Informação do jornal O Estado de S. Paulo, quando um grande volume empacotado com papelão grosso e certamente fechados à décadas foi aberto, revelando seis álbuns encardenados com mais de setessentas fotos de São Paulo entre os anos de 1860 e 1930. justamente a fase de transição de uma acanhada cidade para a metrópole que hoje conhecemos. Nos anos de 1860 chegavam a São Paulo os trilhos da São Paulo Railway, a ferrovia projetada para ligar as áreas produtoras de café ao porto de Santos. Até então, o silêncio da pacata capital provincial era quebrado principalmente pela algazarra dos estudantes da Academia de Direito ou pelo som dos cascos das tropas de mula que iam e vinham do litoral. A partir deste momento, a cidade, com pouco mais de 25 mil habitantes, inicia irreversivelmente o processo que a tranformaria em uma das maiores metrópoles do planeta. No ínicio do século XX foi inaugurada a primeira hidrelétrica da região da capital, fornecendo energia regularmente para os novos bondes elétricos, as residencias e os estabelecimentos comerciais e industriais. O emprego de trabalhadores assalariados nas lavouras de café estimulava a formação do mercado interno, propiciando a instalação de fábricas nas várzeas do Tamanduateí e do Tietê, acompanhando os trilhos das ferrovias. Assim a cidade se modernizava.
Este livro retrata, assim, a metamorfose de um pouso de tropas em metrópole, começando pelo centro histórico, saltando depois para o Vale do Anhangabaú, a Luz, a Liberdade, a Glória, o Brás, os Campos Elísios, o Bom Retiro e outros arredores, permitindo que se caminhe pelo passado e se compreenda melhor a cidade.